Beleza e Saúde

Qual a dose máxima de vitamina D por dia ?

Qual a dose máxima de vitamina D por dia ?

Qual a dose máxima de vitamina D por dia? | Dr. Dayan Siebra

A vitamina D tem uma série de funções importantes no corpo humano, como auxiliar no combate à osteoporose e no fortalecimento do sistema imunológico. A substância também é importante na prevenção de células normais que se transformam em células cancerígenas. Em todos os lugares do corpo humano existem receptores de vitamina D, o que significa que a substância tem funções em todas as células do corpo.

A Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos propôs que os níveis mínimos de vitamina D devem estar entre 40 e 100 nanogramas por m. No Brasil, os endocrinologistas indicam que os níveis devem ser no mínimo 20 nanogramas por m. A baixa quantidade de vitamina D no organismo pode afetar o sistema imunológico e levar a uma maior incidência de doenças, além de desregular o sistema imunológico.

A população brasileira tem níveis baixos de vitamina D, o que pode ser explicado pelo processo de urbanização que ocorre no país. As pessoas estão saindo do campo para morar na cidade, onde há menos exposição solar. Além disso, muitas vezes as pessoas passam muito tempo em ambientes fechados, sem receber luz solar. Para evitar a deficiência de vitamina D, é importante ter uma dieta equilibrada e exposição solar adequada, além de suplementação quando necessário.

Não há uma dose máxima de vitamina D por dia, pois o excesso da substância pode levar a intoxicação. O excesso pode levar ao acúmulo de cálcio no organismo, o que pode levar a problemas renais, por exemplo. A recomendação é que a dose diária não ultrapasse 10.000 UI para adultos, mas isso pode variar dependendo de fatores como idade, peso e saúde geral da pessoa. É importante consultar um médico antes de iniciar a suplementação de vitamina D.

Botão Voltar ao topo