Beleza e Saúde

Folha 🍃 que derruba açúcar e triglicerídeo no sangue.

Folha que derruba açúcar e triglicerídeo no sangue.

A planta que pode ajudar a diminuir o açúcar e os triglicerídeos no sangue é a pata de vaca, segundo o Dr. Dayan Siebra. É comum encontrá-la em diversas partes do Brasil, presente em praças e ruas, e suas flores variam de brancas, rosas, roxas até avermelhadas e são muito perfumadas. O nome popular da árvore é devido ao formato de suas folhas, que lembram o casco de uma vaca. A planta é utilizada há muito tempo contra o diabetes, sendo frequentemente estudada desde a primeira pesquisa sobre a ação hipoglicemiante da pata de vaca, realizada em 1929 por Carmela Juliane, médica brasileira. O efeito antidiabético é atribuído a um composto chamado trigonelina, que além de diminuir o açúcar no sangue, também diminui a glicosúria, que é a presença de açúcar na urina. A pata de vaca também diminui a taxa de triglicerídeos no sangue, mas é importante destacar que ela não faz mágica e não diminui o açúcar em pessoas não diabéticas ou que não têm resistência à insulina. Portanto, se você tem diabetes ou está pré-diabético, a pata de vaca pode ser uma aliada na sua saúde. No entanto, é necessário ter cuidado com o consumo excessivo de açúcar, pois a planta não é uma solução para isso. É importante ressaltar que o consumo da pata de vaca deve ser feito com orientação médica e que ela não substitui tratamentos convencionais para diabetes ou outras condições de saúde.

O que é a pata de vaca

A pata de vaca é uma planta medicinal nativa do Brasil, muito utilizada no tratamento de diabetes e para diminuir os níveis de açúcar no sangue e na urina. Seu nome científico é Bauhinia forficata e ela pode ser encontrada em diversas partes do país, em especial na região Sudeste.

As folhas da pata de vaca possuem uma substância chamada trigonelina, que tem ação hipoglicemiante, ou seja, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a planta também tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, podendo ser utilizada para tratar problemas como infecções urinárias e inflamações.

A pata de vaca pode ser consumida na forma de chá, tintura ou cápsulas. É importante ressaltar que o uso da planta deve ser feito com orientação de um profissional de saúde, já que doses excessivas podem causar efeitos colaterais como hipoglicemia, hipotensão e irritação gastrointestinal.

Além do uso medicinal, a pata de vaca também é muito utilizada em paisagismo, por causa de suas flores bonitas e perfumadas, que variam do branco ao rosa e ao roxo. É uma planta fácil de cultivar e pode ser encontrada em viveiros e lojas de jardinagem.

Botão Voltar ao topo