Beleza e Saúde

COMO SABER SE VOCE TEM DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

COMO SABER SE VOCE TEM DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel essencial para o nosso organismo, pois é responsável por diversas funções, como a absorção de cálcio e fósforo, manutenção da saúde óssea e muscular, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças crônicas e muitas outras. No entanto, muitas pessoas podem ter deficiência de vitamina D, o que pode causar diversos problemas de saúde.

Para saber se você tem deficiência de vitamina D, é preciso fazer um exame de sangue simples ou até mesmo com saliva. Algumas pessoas têm maior predisposição a essa deficiência, como aquelas que têm a pele mais escura, mais de 50 anos, consomem poucos alimentos ricos em vitamina D, vivem em lugares frios onde o sol mal aparece ou evitam a exposição solar saudável.

A carência de vitamina D não apresenta nenhum sintoma característico, mas alguns sinais podem surgir com o tempo, como o atraso no crescimento dos dentes do bebê, osteoporose nos adultos, sensação de fadiga, fraqueza, mal-estar, dor nos ossos, espasmos musculares, entre outros.

As pessoas que possuem a pele clara precisam de mais ou menos 10 a 20 minutos de exposição solar por dia, enquanto pessoas que têm a pele mais escura precisam de pelo menos meia hora a uma hora de exposição por dia. Essa exposição precisa acontecer sem o uso de protetor solar, de preferência entre 10 horas da manhã e as três horas da tarde.

A suplementação com vitamina D deve ser feita na maioria dos casos e não apenas em quem tem carência muito grave. É importante destacar que não existe uma dose certa de vitamina D, mas sim uma dose necessária para que os seus níveis fiquem ideais.

Portanto, se você tem algum desses sinais de deficiência de vitamina D ou pertence a algum grupo de risco, é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico e avaliar a necessidade de suplementação. Além disso, é importante se expor ao sol de forma saudável e consumir alimentos ricos em vitamina D, como peixes, ovos, leite e derivados.

Botão Voltar ao topo