Mentalidade

6 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A SUA MENTE – Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra

6 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A SUA MENTE – Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra

A força mental é um atributo altamente valorizado em todas as esferas da vida. Pessoas mentalmente fortes são capazes de lidar com desafios e adversidades de forma positiva, perseverar através das dificuldades e alcançar seus objetivos. Mas o que faz uma pessoa mentalmente forte? É algo que pode ser cultivado ou é algo que nasce com a pessoa?

Em um artigo publicado no site ink.com, a psicoterapeuta m Mori fala sobre sua própria busca pessoal por resiliência, perseverança e autodisciplina. Depois de perder sua mãe, marido e sogro em um curto espaço de tempo, ela se interessou pelo tema e iniciou uma pesquisa sobre o que faz com que algumas pessoas sejam mentalmente fortes.

A força mental não é o mesmo que saúde mental. Existem pessoas bem-sucedidas profissional e economicamente que lutam com problemas de saúde mental, como depressão e transtorno de ansiedade. A força mental de uma pessoa tem muito a ver com as escolhas diárias que ela faz. Depende de bons hábitos, como praticar gratidão e manter relacionamentos saudáveis. Mais importante do que o que ela faz é o que ela não faz. Pessoas mentalmente fortes evitam hábitos que diminuem sua força mental, como sentir pena de si mesmas e fugir das mudanças.

Por que algumas pessoas são mentalmente fortes enquanto outras não? Mesmo dentro da mesma família, com os mesmos pais e ambiente familiar, filhos biológicos tomam decisões diferentes diante da mesma situação. A diferença está nas escolhas que cada pessoa faz. Pessoas mentalmente fortes não praticam maus hábitos e desistem dos hábitos prejudiciais.

Bons hábitos físicos promovem a superioridade mental, mas parece que é preciso algo mais do que uma boa alimentação e prática de exercícios físicos para se tornar forte emocionalmente. Pessoas que vivem no campo, praticam atividade física e seguem uma dieta vegetariana ainda podem desenvolver câncer. Por outro lado, muitos homens e mulheres bem-sucedidos tiveram uma infância difícil e experiências dolorosas, mas usaram isso como motivação para vencer.

A diferença entre pessoas que sentem pena de si mesmas e aquelas que superam as dificuldades é a psicologia de crenças centrais. Podemos ter crenças psicológicas saudáveis ou doentias. Crenças negativas sobre si mesmo ou sobre o mundo podem roubar a energia mental e gerar pensamentos não saudáveis. É possível mudar para melhor e adquirir crenças psicológicas saudáveis.

Assim como para desenvolver força física é preciso exercitar os músculos, evitar comer besteira e dormir bem, para desenvolver força mental é preciso cultivar bons hábitos mentais. Pare de tentar controlar o incontrolável e de tentar agradar a todos. Desenvolva crenças psicológicas saudáveis e evite crenças negativas. A força mental pode ser cultivada e aprimorada ao longo do tempo, resultando em uma vida mais positiva e bem-sucedida.

Botão Voltar ao topo